quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Carta do Futuro


Lançamento da Antologia Talento Estudantil

                                                                                                    Por  Raimundo Carneiro Corrêa


Do passado são cartas as escolas, a língua a cultura... o projeto de cidadania que a vida
 família pré-ocupa-se, a cada manhã, de olhar-se no olhar, se feliz, se não, dos filhos que preparou e os levou ao colégio. A história em seu caminho. Com o homem, a mulher que o tempo os faz infância e juvenil sorriso, também cara-fechada, porque os problemas do con-viver dão-se de formas tão diversas que podem ser saudáveis ou não.

E então, a carta! A carta do futuro que o correio do dia-a-dia nos entrega... Ao abri-la, nossas preocupações nos formam e transformam.

Pensando nesse dever a que o presente nos incumbe a Academia Esperantinopense de Letras sonhou alto, projetou e, depois de um longo de difícil caminho, enfim chegou à porta da sociedade esperantinopense à frente de uma turma ruidosa, falas de tantos timbres, expressões de tantos sentidos, conjunto de uma diversidade muito rica de ideias, um conjunto infantojuvenil tornado livro. O livro dos “Talentos Estudantis” antologia de escritos resultados do Projeto da AEL, de outubro de 2011, que propôs  às escolas da educação básica das redes estadual, municipal e particular de ensino de Esperantinópolis, uma oficina de leitura e de escrita.

Quando educadores e educandos, de uma forma diferente, inovada, bem motivada, debateram a escrita, a fala, a poesia que nossa língua portuguesa nos dá como patrimônio valioso do nosso conviver, aprender, ensinar abrir portas ao futuro.

Futuro carta, esperança! Que nos diz o quanto o nosso tempo está sendo bem ou mal empregado como tarefa educativa, a dar resultados!

Resultado livro escrito por muitos dos nossos nos educandos.

Para nos dizerem de suas presenças, que são eles, eles e elas, o futuro aos nossos olhos. Como avaliação, que pontos eu daria...

Pontos que expressem a minha e a nossa felicidade por saber que a literatura esperantinopense enriquece-se com tantos e tão valiosos talentos. E que nos obrigam a prosseguir, gente nova a caminho da Academia Esperantinopense de Letras! E que turma!

Parabéns e agradecimentos nossos aos confrades e confreiras que conceberam, planejaram, atuaram, de uma forma pedagógica, inovadora, eficiente.  E às escolas, suas diretorias, aos seus alunos e familiares, as rosas de nossa admiração, ternura e gratidão. E ainda!...Vamos em frente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário